Sistemas Conectados à rede (On-Grid)

Energia limpa, inesgotável e gratuita do futuro, hoje!

No caso dos sistemas conectados à rede elétrica, a energia gerada através dos módulos solares é uma fonte complementar à energia da distribuidora, ao qual o usuário está conectado. São sistemas que geralmente não utilizam armazenamento, pois toda energia gerada pelos módulos solares fotovoltaicos (durante o dia) é entregue à rede elétrica instantaneamente.

A energia solar fotovoltaica gerada não é destinada a uma carga específica, abastecendo toda a residência juntamente com a rede elétrica da distribuidora. Quando a geração solar fotovoltaica é superior à demanda, o sistema devolve a energia para rede, no sentido contrário, para ser utilizada por outros consumidores, automaticamente sem intervenção e seguindo normas de segurança. Quando a geração solar fotovoltaica é inferior à demanda, ou no período noturno, a diferença de energia é suprida automaticamente pela energia elétrica da distribuidora.

O controle da geração é realizado pelo medidor bidirecional de energia do consumidor, este mede a entrada e a saída de energia. Caso o sistema fotovoltaico gere menos energia que o consumido o usuário paga apenas a diferença à distribuidora. Caso o sistema gere mais energia que o consumido, o usuário fica com crédito na distribuidora que pode ser utilizado em até 36 meses. Objetivo: Redução da dependência e consumo da energia elétrica da distribuidora, substituindo-a por uma fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável, garantindo economia ao usuário.